- Área: 340 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tomaz Gregoric
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada no subúrbio de Mirje dentro do centro urbano de Ljubljana, Eslovênia. A rua da casa está perpendicular à uma antiga parede romana e continua para uma passagem de pedestres sob uma pirâmide de pedra projetada por Plecnik (como parte de seu projeto de reconstrução ao longo da parede). A nova estrutura do projeto incorpora um muro de contenção existente ao longo da frente da rua, e ao fazer isso, a nova casa mantém sua posição original em relação a rua em um alinhamento axial à piramide.
A estrutura externa é composta de um volume cúbico e uma envoltória de placas metálicas perfuradas. o volume extrai recortes para criar bolsões de espaço que proporcionam um escalonamento ao longo da cobertura, um vazio ao longo da entrada e pátios privados com terraços para as áreas de estar da casa. Utilizar materiais com perfurações em ambos os lados tem como objetivo fazer interpretações abstratas da textura de casas clássicas no subúrbio histórico. A característica áspera da fachada clássica foi representada com painéis perfurados duplos para chegar à um nível de textura através da ilusão de profundidade que permite a presença de luz e destaca as sombras e reflexões de uma parede de tons de bege. Esta textura tridimensional cria uma abstração dinâmica ao passo que ela envolve o volume coerente. Alguns elementos como 'X' diagonais agem como uma representação funcional e gráfica,delimitam as esquadrias dos painéis e criam identidade, assim como os ornamentos na fachada históricas.
O volume interno incorpora dois elementos: paredes de concreto armado aparentes e revestimentos de madeira. O projeto pedia uma residência para uma família com três crianças. Entre as premissas, a casa devia maximizar as áreas de estar com o mínimo de espaços de serviços. O conceito divide o espaço baseado no programa distinto através da separação das funções não pelas paredes, mas sim com diferentes pavimentos: o térreo é destinado para áreas de estar, o primeiro pavimento para áreas das crianças e o segundo pavimento para os pais. Como a casa não possui porão, os demais espaços de armazenamento deveriam ser espalhados ao longo da casa. As paredes possuem painéis dobráveis para armazenar armários, prateleiras e gavetas em todas as áreas de estar e o mobiliário, como as camas, cadeiras e balcões são construídos e embutidos no piso para otimizar o espaço e oferecer fácil manutenção.